1.A INICIATIVA

A Iniciativa Latino-Americana de Direito, Sociedade e Cultura é um projeto  que tem como objetivo ser um catalisador de ações que proporcionem aos profissionais, universidades, ONGs, empresas e pessoas, a troca de experiências e a exposição de idéias dentre interesses comuns, como forma de desenvolvimento, assim como uma ferramenta de conhecimento mútuo proporcionada aos profissionais de uma forma globalizada.

Da Iniciativa surgiram os encontros anuais, por isso há uma distinção:

ILADISC – a ação, a iniciativa de construir um diálogo.

ELADISC – o encontro entre diversos pensadores para discutir o bloco.

2.OBJETIVO

Os encontros têm como objetivo reunir intelectuais latino-americanos para examinar criticamente os processos políticos, sociais, econômicos, culturais e jurídicos da região, apresentando em três dias de organização palestras, debates e soluções para as problemáticas atuais do subcontinente americano.

Baseando-se nos resultados obtidos no Primeiro e no Segundo Encontro Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura realizados nos anos de 2007 e 2008, o Iladisc tem como meta repetir os sucessos da duas reuniões do grupo anualmente, com a apresentação de diversos convidados de diversas instituições de ensino superior do Brasil e da América do Sul em um evento único, proporcionando assim a interação do subcontinente americano a nível universitário, a partir de parcerias estratégicas que poderão nos auxiliar na integração regional e no intercâmbio de idéias entre os profissionais da Região.

3.JUSTIFICATIVA

O Primeiro Encontro Latino Americano de Direito, Sociedade e Cultura foi idealizado em uma reunião doCorredor de Las Ideas, em Santiago, Chile, no primeiro semestre de 2007.

O Corredor de las Ideas del Cono Sur é uma iniciativa independente de reunir humanistas e cientistas sociais, estudiosos do pensamento e da cultura latino-americana, procedentes da região entre a costa central do Chile e a costa sul do Brasil (Valparaíso-Porto Alegre), que tem como objetivo principal pensar a integração do Cone Sul, assim como contribuir com sua perspectiva epistêmica e sua instalação institucional. Esta contribuição se articula sobre a égide de três princípios: democracia, identidade e direitos humanos.

Podem participar do Corredor qualquer profissional de qualquer lugar do mundo, não somente da região, contribuindo assim com um maior intercâmbio de idéias e um maior interesse pela região.

O Iladisc nasceu como uma oportunidade de vincular a um evento independente as características jurídicas, sociológicas e culturais da América do Sul, sendo um braço autônomo do Corredor de Las Ideas e vinculado às Redes Intelectuais da América Latina e do Caribe, também aberto a profissionais de diferentes áreas de todas as partes do mundo.

4.NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

  1. Educação, Cultura e Desenvolvimento;
  2. Estado, Nação, Cidadania e Integração Nacional;
  3. Caráter global, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Economia;
  4. Segurança, Saúde e Integração na América Latina;
  5. Direito, História e Modernidade.